Pesquisador diz ter achado roteiro inédito de Stanley Kubrick

Nathan Abrams diz ter encontrado o roteiro de “Burning Secret” na casa do filho de um dos colaboradores do cineasta.

Um professor universitário britânico afirma ter encontrado um roteiro inédito escrito pelo cineasta Stanley Kubrick, desenvolvido em 1956 e nunca transformado em filme. As informações são do jornal The Guardian.

Enquanto pesquisava material para um livro sobre o diretor americano, morto em 1999, Nathan Abrams diz ter achado o roteiro de “Burning Secret” na casa do filho de um dos colaboradores de Kubrick.

Segundo ele, trata-se de uma adaptação da novela homônima escrita pelo austríaco Stefan Zweig, sobre um homem que manipula um garoto de 10 anos para conseguir seduzir a mãe dele. Abrams diz que o roteiro está tão próximo da completude que poderia virar um filme.

Kubrick escreveu o texto junto do romancista Calder Willingham, com quem dividiria os créditos da autoria de “Glória Feita de Sangue” no ano seguinte. “Os fãs sabem que ele queria filmá-lo, mas ninguém achava que o roteiro estivesse completo. Agora temos uma cópia que prova”, disse Abrams, que é pesquisador da obra do cineasta.

Datado de outubro de 1956 e abrigando um selo dos estúdios MGM, o roteiro foi escrito no começo da carreira do diretor, isto é, bem antes de ele realizar obras hoje clássicas como “Dr. Fantástico” (1964), “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), “Laranja Mecânica” (1972) e “O Iluminado” (1980).

As histórias divergem sobre as razões que levaram “Burning Secret” a não virar um longa. Pode ter a ver com o fato de que a MGM não achou que renderia um filme. Abrams crê que que, por a história envolver uma criança numa história de adultério, ela chocaria a moral vigente nos grandes estúdios.

Ainda segundo o pesquisador, os rascunhos ocupam 100 páginas e descrevem o personagem principal como um predador sexual na casa dos 30 anos, “muito bonito e masculino”. Embora nascido nos Estados Unidos, Kubrick radicou-se na Inglaterra, onde dirigiu a maioria de seus filmes mais famosos. Com informações da Folhapress.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.